Sobre o CPHMINAS

SEJA BEM-VINDO/A À NOSSA “CASA”!

Equipe do CPH
Equipe CPHMINAS: Lilian Tarabal, Ana Lídia Mafra, Maria Luíza Rocha, Dalissa Vieira

O Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais – CPHMINAS nasceu em novembro de 2006 e tornou-se uma referência em Psicologia Humanista, especialmente na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Com o objetivo de promover a psicologia humanista, formar profissionais com base nessa abordagem teórica, oferecer atendimento psicológico de qualidade e vivenciar a ACP, um grupo de psicólogos e amigos uniu-se para tornar esse desejo realidade.

Atualmente, a equipe CPHMINAS é composta por psicólogas com diversas habilidades e experiências profissionais distintas. Valorizamos a diversidade, pois acreditamos que ela potencializa o crescimento do grupo e de cada pessoa que o compõe. Construímos diariamente uma gestão Centrada no Grupo e nos diferentes potenciais, o que nos tem proporcionado vivenciar em grupo uma singular potência e liberdade.

Acreditamos que a vida é um processo em constante fluxo e mudança, e, nesse sentido, estamos sempre abertos às transformações necessárias, prontos para atualizar movimentos e propósitos, acolhendo profissionais que compartilham de nossa proposta de trabalho e estilo de vida. Somos, portanto, um GRUPO VIVO, que busca facilitar o desenvolvimento humano, compartilhando cuidados e conhecimentos em Psicologia.

O CPHMINAS oferece atendimento clínico a todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos, idosos), abrangendo diversas necessidades (atendimento a casais, famílias, grupos etc.). Também oferecemos atendimentos em clínica social, através do projeto “SerVindo”.

Nosso compromisso com a promoção e o estímulo aos estudos em psicologia humanista se materializa por meio de cursos extensivos e intensivos, seminários clínicos, grupos de estudo e supervisão para estudantes e profissionais de psicologia e áreas relacionadas.

Com o objetivo de despertar o autocuidado e levar o atendimento psicológico a diversos espaços, oferecemos o serviço de Plantão Psicológico e organizamos eventos terapêuticos em grupo, como rodas de conversa, além de uma atividade chamada “Hora da pausa para si”, orientada pela focalização.

Com o intuito de promover intercâmbio, compartilhar informações e experiências, registramos reflexões que apoiam o desenvolvimento humano por meio de textos em nosso blog.

Você está convidado(a) a caminhar conosco. Ficamos felizes em recebê-lo(a).

NOSSO OLHAR

ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA

O referencial teórico que norteia as nossas atividades é a Psicologia Humanista, particularmente a corrente de pensamento de Carl Rogers, que recebeu o nome de Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Rogers foi um dos mais renomados psicólogos do século XX e pioneiro em pesquisas em psicoterapia.

O princípio fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa é a confiança no potencial humano de crescimento e autoatualização. Essa confiança é evidenciada no conceito de Tendência Atualizante, uma tendência inerente a todo organismo vivo. Rogers afirma que: “Os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para autocompreensão e para a modificação de seu autoconceito, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo […].” (Rogers, 1983). O despertar dessa tendência pode ser feito através de uma relação terapêutica livre de ameaças e avaliações, o que ele chamou de um clima “de atitudes psicológicas facilitadoras”.

Na relação psicoterapêutica as atitudes de compreensão empática, consideração positiva incondicional e congruência, em princípio por parte do psicoterapeuta, são fundamentais para a facilitação do processo de autoatualização.
As atitudes facilitadoras são um marco de referência, não somente na psicoterapia centrada no cliente, mas também na psicologia e nas relações de ajuda em geral.

Os princípios da ACP são aplicados não apenas no contexto da clínica, mas também em outras áreas das relações humanas como educação, resolução de conflitos, relações familiares, pequenos e grandes grupos terapêuticos ou sociais, enfim, a todos os contextos psicossociais.

Nossa equipe

Ana Lídia

Ana Lídia Mafra B. de Oliveira

CRP 04/26808

Dalissa Vieira Teixeira

CRP 04/49035

Lilian Maria R. Tarabal Silva

CRP 04/47161

Maria Luíza Rocha de Andrade

CRP 04/11884

COMO PODEMOS TE AJUDAR?