Psicoterapia

“Quando efetivamente ouço uma pessoa e os significados que lhe são importantes naquele momento, ouvindo não suas palavras mas ela mesma, e quando lhe demonstro que ouvi seus significados pessoais e íntimos, muitas coisas acontecem. Há, em primeiro lugar, um olhar agradecido. Ela se sente aliviada. Quer falar mais sobre seu mundo. Sente-se impelida em direção a um novo sentido de liberdade. Torna-se mais aberta ao processo de mudança.” (Carl Rogers, 1983).

Atendimento em psicoterapia

Oferecemos atendimento em psicoterapia com o intuito de facilitar a promoção e o desenvolvimento da saúde emocional dos nossos clientes.

O que é a psicoterapia?

O ser humano interage continuamente com a realidade, é um ser social e vivencia de modo particular suas relações, emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, etc. A psicoterapia é um processo de autocompreensão, facilitado por uma relação de confiança onde, a partir da livre expressão, a pessoa se torna mais capaz de fazer escolhas autênticas, de se posicionar na vida e em suas relações; aprendendo a ser si mesmo/a e se desenvolvendo em direção a maturidade emocional.

Quando fazer psicoterapia?

Você pode iniciá-la a partir de seu desejo de aumentar a compreensão de si mesmo(a) ou a partir da necessidade em organizar seus conflitos e sofrimentos.

Modalidades de atendimento em psicoterapia

Nossa equipe oferece psicoterapia para públicos e interesses distintos:

A criança tem sua maneira peculiar de sentir, pensar e se expressar. Sendo assim, a psicoterapia infantil requer métodos e abordagens específicas para possibilitar o contato e facilitar a expressão da criança. A ludoterapia é um método que significa “terapia do brincar”. Na Ludoterapia o brinquedo e o brincar servem como facilitadores do contato e da expressão dos sentimentos, conflitos e vivências do mundo interno da criança, que é repleto de significados.
À medida que o psicoterapeuta constrói um vínculo com a criança, uma relação segura, um clima de confiança, respeito, liberdade e espontaneidade; esta vai exercendo sua autonomia, aprendendo a confiar em si mesma e respeitar-se, podendo facilitar algumas mudanças construtivas em sua personalidade e seu comportamento.
Para o atendimento infantil, é necessário o consentimento do responsável e a assinatura da Autorização de Atendimento Psicológico para Menores.

A adolescência é uma fase de transição fundamental para o estabelecimento da identidade adulta e um período do desenvolvimento em que acontecem muitas turbulências. O adolescente está perdendo sua condição de ser criança e esse desprendimento pode vir acompanhado de fragilidades e medos, ao passo que o tempo traz uma vontade de conquista, resultando em conflitos.
A grande quantidade de mudanças em todos os âmbitos (biológico, físico, psicológico, social e intelectual) se dirige a uma forma completamente nova de estar no mundo e esta posição se torna ameaçadora. O adolescente oscila entre a dependência e a independência e, muitas vezes, se sente incompreendido. Neste momento, torna-se indicado o processo de psicoterapia que visa proporcionar um espaço privativo onde ele possa ser acompanhado no processo de compreensão de si.
Para o atendimento de adolescentes, é necessário o consentimento do responsável e a assinatura da Autorização de Atendimento Psicológico para Menores.

A vida adulta implica em ter responsabilidades pessoais, profissionais, sociais, relacionais, econômicas e, ao mesmo tempo, nossa cultura exige que o adulto tenha maturidade o suficiente para lidar com sua vida de forma responsável e independente. A vida adulta evoca desafios particulares que atinge diversos âmbitos da vida.

O psicoterapeuta trabalha para estabelecer um vínculo e uma relação de confiança com o cliente, sem julgamentos ou avaliações, onde ele possa expressar seus sentimentos, conflitos e vivências livremente, abrindo-se para o processo de mudança, resignificando ao longo do processo sua forma de viver.

A psicoterapia de casal sugere a utilização de um diálogo profundo e verdadeiro como alternativa eficiente na facilitação das relações conjugais em situações de crise. Neste processo transformador, o psicoterapeuta atua com elementos de mediação específicos na comunicação interna do casal no sentido de aliviar as tensões existentes, recorrendo a uma escuta apurada onde as diferenças são aceitas, respeitadas e validadas de forma a gerar uma maior harmonização nas interações. A partir dessas condições, há uma comunicação fluida, livre e menos ameaçadora, tendendo à promoção de mudanças, diminuição de conflitos e até a resolução dos mesmos.

É necessário envolvimento e compromisso de ambos os membros do casal para o atendimento, sendo que os encontros são sempre realizados com as duas pessoas presentes.

Psicoterapia de grupo é uma modalidade coletiva de psicoterapia onde tanto as interações cliente-cliente quanto as interações cliente-psicoterapeuta são consideradas no processo de reorganização e integração de sentimentos, emoções e idéias. Através da experiência do encontro, cada participante vai experimentando relacionar-se mais aberta e confiantemente consigo e com os outros, tornando-se mais livre para ser si mesmo e se expressar. A psicoterapia de grupo visa proporcionar aos seus integrantes um espaço de crescimento, promovendo o aperfeiçoamento da comunicação nas relações interpessoais e convidando a uma maior tomada de consciência do que sentem, pensam e são como pessoas.
As sessões de psicoterapia de grupo são semanais, com duração de 1h30min.

Agendamento de Psicoterapia

Com as psicólogas da Equipe.

Com as psicólogas colaboradoras.
Saiba mais.

Projeto SERvindo

Esse serviço é voltado para pessoas que, no momento, não possuem condições de arcar com os custos integrais de um processo de psicoterapia.

Os atendimentos são semanais em um dia e horário reservados para o cliente, e prioritariamente realizados por psicólogos formados no Curso de formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa, e supervisionadas pela EQUIPE CPHMINAS.

Sobre sua história

Os trabalhos do Projeto SERvindo se iniciaram desde a inauguração do CPHMINAS em 2006 e, desde então, seguimos levando adiante o propósito de facilitar o cuidado emocional àqueles que necessitam de psicoterapia e não conseguem realizar o investimento padrão.

Com o grande crescimento de demandas para atendimento social, existiu a necessidade de crescimento da nossa equipe de psicoterapeutas do CPHMINAS. Dessa forma, nasceu o programa de Colaboradores do Projeto SERvindo, em 2021.

O programa tem como objetivo atender com maior eficiência e cuidado as demandas oriundas da nossa clínica social. A clínica é estruturada para não alcançar somente as pessoas que estão em busca de atendimento social, mas também para oferecer abertura para os caminhos do psicoterapeuta que deseja se especializar e aprofundar os seus conhecimentos e vivências na área clínica através da Abordagem Centrada na Pessoa.

O CPHMINAS cuida da qualidade do serviço oferecido pelos nossos colaboradores que pautam sua atitude e conduta em uma escuta ética, empática e sob os princípios da nossa base teórica: Abordagem Centrada na Pessoa.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?