Como está sua habilidade de responder com autonomia ao que a vida te solicita?
A palavra responsabilidade, etimologicamente, vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se. Remontamos também a Viktor Frankl quando ao enfatizar o caráter de resposta adequada inerente à responsabilidade diz dessa palavra enquanto uma junção de duas outras palavras inglesas: response (resposta) e ability (habilidade). Trata-se então da habilidade de responder adequada e comprometidamente ao que nos é posto em nossas vidas. Tal capacidade/habilidade implica que sejamos responsáveis pelos motivos, formas e consequências de nossos atos, pois que são livremente escolhidos.
Para compreendermos do que se trata a noção de liberdade de escolha, necessitamos antes entender melhor o que é liberdade, bem como sua relação com a responsabilidade. Liberdade também vem do latim (libertas) e significa independência. Importante ressaltar que, ainda que livres, somos seres limitados no sentido de não sermos imunes aos condicionantes das mais diversas ordens; sejam biológicos, sociais e/ou econômicos. Contudo, isso não quer dizer que não sejamos livres para nos posicionar frente às condições e situações que se apresentam. A título de exemplo, por mais que não sejamos livres para escolher não estarmos enfermos quando já o estamos, temos sempre a possibilidade de decidir como reagir frente a esse fato. Isso é liberdade de escolha, ou seja, termos um valor, um sentido, um critério a partir do qual nos posicionar.
Sendo assim, para vivermos nossa liberdade enquanto autonomia necessitamos dar igual atenção à responsabilidade; Ou seja, comprometermo-nos com nossas ações e escolhas e exercitar nosso poder de decisão frente as circunstâncias (sejam quais forem) à partir de critérios e valores enraizados em nossa experiência mais propriamente humana. Do contrário a liberdade se deteriora em mera arbitrariedade; atos e/ou escolhas irresponsáveis, pois que descomprometidos com algo além do ato em si. Podemos condenar-nos assim ao remorso, o qual aparece quando agimos na contramão do que de fato fundamenta nosso querer enquanto seres livres. Sentimos, então, esse descontentamento conosco mesmo pelo mau emprego de nossa liberdade.
A liberdade e a responsabilidade estão tão intimamente ligadas que somente somos livres se formos responsáveis, e somente podemos ser responsáveis se formos livres. Através da vivência da liberdade-responsabilidade de ser e escolher é que somos capazes de nos tornar verdadeiramente autônomos.
“Tudo pode ser tirado a um homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – a possibilidade de escolhermos a nossa atitude em quaisquer circunstâncias, de escolhermos a nossa maneira de fazer as coisas.” Viktor Frankl
(Texto produzido pelos psicólogos André Ramalho e Stéphanie Oliveira da Equipe CPH MINAS).www.cphminas.com.br