A necessidade de comunicar-se e o fortalecimento de si.
Os desencontros muitas vezes acontecem por conta da má comunicação, uma dificuldade em expressar os próprios sentimentos ou em compreender o das outras pessoas, ou seja, estabelece na relação humana um desarranjo.
A comunicação é muito importante para a promoção do crescimento e do encontro entre as pessoas, garantindo que cada um se torne mais próximo de ser quem realmente é. Acredita-se, ainda, que o ato de comunicar está na presença e disponibilidade verdadeira e real de estar junto com o outro, acolhendo sem julgamentos tudo aquilo que faz parte da condição humana, como o amor, o medo, a raiva e a insegurança. Quando o sentimento é verdadeiramente vivido e sentido, essa escolha pode ser um caminho sem volta, pois parece ser o posicionamento melhor a seguir.
A questão maior é dar voz aos sentimentos, acolher para elucidar e enfrentar a vida de forma livre. O contrário pode trazer um afastamento de si. É o que acontece quando a pessoa perde o próprio rumo ou faz algumas escolhas que a aprisionam. As possibilidades parecem deixar de existir, e isto traz uma sensação de perda de si.
Experiências em comunicação são importantes para respeitar e acolher o que se sente. A disponibilidade para se ouvir é desafiadora, mas é preciso desenvolver uma boa comunicação interna para, posteriormente, construir um bom contato com o outro.
(Texto produzido pelas psicólogas Carla Senna, Miriam Keli,Renata Andrade e Polyana Esteves da EQUIPE CPH MINAS)